quarta-feira, 5 de junho de 2013

MAIS AGILIDADE NOS RESULTADOS DOS EXAMES DO CALAZAR

 A Secretaria de Saúde realiza, em parceria com a Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE), exames para diagnóstico de calazar em cães. Esses exames serão entregues de forma mais rápida que os anteriores, e o tempo de espera não será superior a 15 dias, ao contrário do que era realizado anteriormente, quando o exame demorava até 90 dias para ser entregue ao proprietário do cão.
 Conheça a Leishmaniose visceral canina: É uma doença grave que acomete vários mamíferos, transmitida por um protozoário que tem o nome científico de Leishmania chagasi (infantum). O seu principal transmissor (vetor) é um inseto da espécie Lutzomyia longipalpis, também conhecido como flebótomo. O contágio em cães e no homem ocorre através da picada do inseto infectado.
O cão é considerado um importante reservatório do parasita pela sua proximidade com o homem e constitui o principal elo na cadeia de transmissão de Leishmaniose visceral nas zonas urbanas.
A Leishmaniose NÃO é transmitida através de lambidas, mordidas ou afagos. O contágio ocorre somente através da picada da fêmea infectada do “mosquito palha”.
 
Maiores informações: Gerência de Endemias e Zoonoses.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário