Durante todos os dias é preciso ter cuidado com os animais peçonhentos. Em Julho o período de férias escolares, exploração de trilhas, da poda de cajueiro os cuidados devem ser redobrados. A melhor forma é evitar acidentes com cobras escorpiões, aranhas e outros bichos peçonhentos é a prevenção.
A Secretaria de Saúde informa a população quais providências devem ser tomadas, caso haja o acidente pelo animal peçonhento.
1. Utilizar equipamentos de proteção individual (EPI), como calçados fechados e botas de cano longo ou perneiras, durante atividades rurais, manuseio de materiais de construção, transporte de lenhas, movimentação de móveis, limpeza de jardim, quintais e terrenos baldios.
2. Não colocar as mãos em tocas ou buracos na terra, ocos de árvores, cupinzeiros.
3.No amanhecer e no entardecer, evitar a aproximação da vegetação muito próxima ao chão, gramados ou até mesmo jardins, pois é nesse momento que serpentes estão em maior atividade.
4. Inspecionar roupas, calçados, toalhas de banho e de rosto, roupas de cama, panos de chão e tapetes, antes de usá-los.
5. Afastar camas e berços das paredes
6. Controlar roedores existentes na área.
7.Limpar móveis, cortinas, quadros, cantos de parede e terrenos baldios (sempre com uso de EPI).
8. Vedar frestas e buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés. Utilizar telas, vedantes ou sacos de areia em portas, janelas e ralos.
PRIMEIROS SOCORROS
3. Na picada por aranha ou escorpião, usar compressas mornas para ajudar no alívio da dor. No local de contato com lagartas, usar compressas com gelo ou água gelada para aliviar a dor.
Maiores informações: Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses - 33428010
Nenhum comentário:
Postar um comentário