domingo, 24 de abril de 2016

Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses de Caucaia Realiza Monitoramento para o Controle da Leishmaniose Visceral (Calazar)

A ação tem como finalidade estabelecer uma fase de estudos no período mais favorável para a transmissão do agravo, e assim direcionar as medidas de prevenção e controle químico do vetor a serem adotadas. Vale lembrar que em Caucaia a maioria de casos de Leishmaniose Visceral (Calazar) estão concentrados na região urbana. 
Segundo o levantamento histórico dos casos humanos de Leishmaniose visceral nos últimos 05 anos  verificou-se a necessidade do monitoramento ser realizado em oito localidades na área urbana com a maior concentração dos casos. Nos pontos de coletas nas oito localidades estão sendo instaladas as armadilhas no intra e peridomicílio, em especial nos locais com atrativos  para o mosquito com galinheiros, pocilgas e em cômodos das pessoas dormir. Após 12 horas as armadilhas são retiradas e encaminhadas ao laboratório para identificação da espécie. 
O Calazar é um dos principais problemas de saúde pública, sendo fundamental o monitoramento direcionando os locais para as  ações de controle, conforme orienta o Programa Nacional de Controle da Leishmaniose Visceral.   

Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses de Caucaia - 3342.8010

3 comentários:

  1. Bom dia! Sou moradora do bairro Pacheco em Caucaia e meu cachorro está com muitas características de que sofre de calazar, como posso fazer para que vcs venham fazer um exame nele? Estou muito preocupada, pois cuido muito bem dele e não vejo melhoras, além disso estou grávida e tenho criança pequena em casa. Por favor, me ajudem.

    ResponderExcluir
  2. Preciso com urgência que façam exame de Salazar no meu cachorro pois o mesmo se encontra com as unhas enormes feridas no focinho é nas orelhas é no corpo e batas é lagrimemhando é magro estou preocupada pois tenho criança em.casa

    ResponderExcluir
  3. Preciso urgente regolhimento animal muito debilitado nao come so provocando caindo pelo magro sitoma calazar na rua cauipe sn terreno no meio do quarteirao atende p nome de lorinho. Todos conhecem riso p moradores.rua cauipe pau branco garrote caucaia.

    ResponderExcluir