segunda-feira, 28 de março de 2016

Controle de escorpiões está sendo implantado em Caucaia

A Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado por meio do Núcleo de Controle de Vetores de Doenças Transmissíveis realiza nos dias 30 e 31 de março o curso de capacitação para os profissionais agentes de controle de endemias que atuaram no controle de escorpião. O objetivo da instalação do Programa de Controle de Escorpião é realizar o levantamento, monitoramento e avaliação, com o mapeamento das áreas de maior concentração de ocorrência, ou acidente por escorpião, e ainda sendo feita notificações de acidentes e atendimento de demandas espontâneas da população. Vale lembrar que a capacitação abrangerá também os municípios que compõem a 2ª Coordenadoria Regional de Saúde. Após a implantação a Secretaria de Saúde do Município de Caucaia disponibilizará o telefone de contato para o atendimento a população.
Conforme esclarece o Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses de Caucaia após as chuvas é muito propício o aparecimento de escorpiões, considerados animais peçonhentos  que injetam veneno por ferrão na ponta da cauda, sendo encontrados em ambientes habilitados pelo homem, principalmente próximo aos córregos, cemitérios, construções e linha férrea. Eles se escondem próximos as residências, entulhos, embaixo de pedras, mato, lixo, tijolos, telhas etc...Dentro das casas, a atenção, em especial, deve ser na saída de esgoto, ralos e caixa de gordura, pois os escorpiões procuram locais escuros e se alimentam principalmente de baratas. Por isso, a importância de se combater o aparecimento desses insetos, que se tornam atrativos.

Programação:
30.03 - Capacitação Téorica para os profissionais envolvidos - 2ª CRES - Caucaia;
31.03 - Aula prática - Casa a casa com a captura e investigação no bairro Nova Metrópole, devido a demanda.


segunda-feira, 14 de março de 2016

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAUCAIA DIVULGA PARA ESSA SEMANA CRONOGRAMA DE AÇÕESPARA COMBATER O AEDES AEGYPTI

A Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia passa a intensificar as ações visando o combate ao Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, em todos os locais da cidade, priorizando os locais mais afetados. Durante essa semana o próximo bairro a ser contemplado, em decorrência do elevado índice de infestação predial é o bairro Grilo com ações intensificando o combate ao mosquito Aedes Aegypti.
 Durante toda a semana será beneficiado com ações de combate ao mosquito, sendo a programação composta por formações de brigadas, apresentação de fantoches, distribuição de material informativo em exposição, blitz educativas, mutirão de limpeza, carro de som e as visitas domiciliares pelo agente de controle de endemias com a colocação de peixe beta nas cacimbas e tocas nos potes.
 No dia 18.03 (sexta feira) será o dia D “HORA DE DISPENSAR 15 MINUTOS PARA VISTORIAR A SUA CASA” na comunidade do Grilo com o mutirão de limpeza para eliminar os focos do Aedes Aegypti.

Maiores informações:
NUCENZ - Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses

quarta-feira, 2 de março de 2016

Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia intensifica ações alternativas no combate ao mosquito Aedes Aegypti


Estudos mostram que 90% dos focos do Aedes Aegypti estão dentro das casas se proliferando em qualquer acumulo de água disponível. A participação e o envolvimento da população são essências para combater este mosquito. 
O mosquito se reproduz facilmente. A fêmea põe os ovos em qualquer depósito, até numa casca de ovo que cai do saco de lixo deixado descuidadamente aberto na calçada. No primeiro contato com gotinhas de água os ovos eclodem, viram larvas, pupas e depois o mosquito adulto. Tudo isso muito rápido. Com as condições de temperatura e umidade do Ceará, em oito dias o ovo, em contato com água, vira mosquito adulto e sai por aí ameaçando a saúde da população.  
O NUCENZ - Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses de Caucaia realiza por meio dos Agentes de Controle de Endemias ações alternativas, ou seja, além do peixe beta, nas localidades aonde os tambores estão entre os depósitos de maior preferência do Aedes Aegypti está sendo colocado tela e orientado o morador a importância da manutenção da tela. 

Maiores informações - 33428010
NUCENZ - Núcleo de Controle de Endemias e Zoonoses