segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Lançamento da Campanha de Vacinação Anti rábica em Caucaia acontece nesta quarta, 26 de novembro

Nesta quarta feira, 26, às 9 horas, será lançada a 1ª Etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2014, no bairro Marechal Rondon, enfrente ao Centro Integrado do  Desenvolvimento Infantil - CIDI, localizado a Rua Nova Alvorada. A Secretaria da Saúde do município  fará o lançamento em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará.  A meta da campanha, que vai até o dia 29 de dezembro, é deixar 42.997 cães e gatos imunizados contra a raiva em todo o município.   

Aos donos dos bichos, um recado: só devem levar aos postos para vacinação, das 8 às 17 horas,  cães e gatos sadios com  mais de dois meses de vida. Os filhotes vacinados pela primeira vez devem receber uma dose de reforço após 30 dias. A vacinação é a única forma de evitar que animais domésticos contraiam raiva e transmitam a doença para humanos e não tem contraindicações.

Para facilitar o acesso, será grande o número de pontos de vacinação. A campanha terá 130 postos e mobilizará 500 mil profissionais. Com o intuito de colaborar nas orientações, inclusive sobre locais de vacinação, no dia D da campanha, 26 de novembro.      

Preocupação com soins

A transmissão da raiva através de soins preocupa o Núcleo de Controle de Vetores da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde da Sesa. Apesar de serem animais silvestres, que deveriam ser mantidos na mata, ainda há moradores, principalmente na zona rural, que atraem e alimentam soins perto das casas, um risco para a saúde da população. A dica é deixá-los no ambiente deles, na mata, longe do convívio humano.

Perfil do cão e gato com raiva

Para evitar a raiva, além da vacinação de cães e gatos domésticos, as secretarias de saúde dos municípios devem ser acionadas para a captura dos animais soltos nas ruas. Podem estar com a doença. Os donos dos animais podem facilmente perceber quando os cães e gatos ficam com a raiva. Há uma mudança comportamental que chama atenção porque passam a atacar todas as pessoas sem motivos, sem terem sido provocados. Rejeitam alimentação. Ficam escondidos. Ficam desatentos, não atendem nem ao próprio dono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário