segunda-feira, 19 de novembro de 2012

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAUCAIA REALIZA CAMPANHA FIQUE SABENDO 2012



                                                    CAMPANHA FIQUE SABENDO 2012

A Secretaria de Saúde de Caucaia realiza no período de 22 a 30 de Novembro a Campanha Fique Sabendo que trata da mobilização de incentivo a realização do teste rápido do HIV/ AIDS com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância na realização do teste rápido com o resultado em 30 minutos. Além disso, o diagnóstico precoce também é importante para a realização do tratamento que garante uma vida com melhor qualidade para a pessoa infectada.

 Fazer o teste e saber o resultado é uma decisão difícil, mas é um passo decisivo para a sua saúde. Se você tem o vírus e fica sabendo, tem mais um motivo para continuar se cuidando. Se tiver, será encaminhado a um serviço de saúde.


QUANDO FAZER O TESTE

·     Pelos menos dois meses após relação sexual anal, vaginal ou oral desprotegida;
·  Pelo menos dois meses após compartilhar seringas ou agulhas (uso de drogas), tatuagens, piercings e etc;
·     Toda gestante durante o pré-natal;

Mas é bom lembrar que o HIV não é transmitido pelo beijo, toque, abraço, aperto de mão compartilhamento de toalhas, talheres, pratos, suor ou lágrimas. Portanto, toda pessoa soropositiva pode e deve receber muito carinho e atenção!

COMO FAZER

Os testes rápidos são realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem. Para chegar ao resultado, o profissional que o realiza segue um fluxo determinado cientificamente. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo, é feito outro teste para confirmação. Assim, o resultado tem a mesma confiabilidade dos exames convencionais e não há necessidade de repetição em laboratório.

Não deixe de pegar seu resultado.
Se der negativo...
Se cuide, use sempre camisinha.

E se der positivo?
Lembre-se que você não está sozinho. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferece tratamento e acompanhamento gratuitos.  

ONDE FAZER O TESTE

Em Caucaia o teste rápido pode ser feito no SAE – Serviço Ambulatorial Especializado que funciona de segunda a sexta na Rua Nossa Senhora dos Prazeres ao Lado do CRAS – Edson da Mota Corrêa.

O teste é indicado para todas as pessoas com vida sexualmente ativa. Se você faz sexo (oral, vaginal ou anal) sem camisinha, suspeita que teve alguma DST (Doença Sexualmente Transmissível) ou compartilho seringas e agulhas faça o teste para saber se foi infectado.



CAMPANHA FIQUE SABENDO 2012

Conheça os Locais:

Unidade de Saúde
Datas
Localização
Maria Helena Aguiar
22.11
Cumbuco
Francisco Ferreira da Silva
23.11
Itambé
Maria de Jesus Ferreira
27.11
Itambé
Sérgio Rodrigues Teixeira
28.11
Nova Metrópole
Francisco Paulo Pontes
29.11
Jurema
Novo São Miguel
30.11
Novo São Miguel










Realização:

Coordenação Municipal de DST/ AIDS;
Serviço Ambulatorial Especializado - SAE
 Maiores Informações: 3342.8010


Nenhum comentário:

Postar um comentário