terça-feira, 13 de novembro de 2012

CAUCAIA MOBILIZADA NO DIA D DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA






O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal, voltada para combater a transmissão da raiva em cães e gatos, mobilizou Caucaia no último sábado (10/11).

A orientação é que cães e gatos a partir de três meses de idade já podem ser vacinados.  doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre. O ciclo urbano é passível de eliminação, em função de medidas eficientes de prevenção (vacina) para humanos e animais. A imunidade é garantida por meio de vacinação, acompanhada ou não por soro. Pessoas que se expuseram a animais suspeitos de raiva devem receber o esquema profilático, assim como indivíduos que, em função de suas profissões, se mantêm constantemente expostos.

 No Dia D, foram montados 128 postos fixos na zona urbana do município contando com a participação dos agentes sanitaristas, agentes de saúde, servidores da Fundação Nacional de Saúde (Funasa),  e funcionários da Zoonoses. 

A 1ª Etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica resultou nos seguintes números: 22.457 cães e 7.429 gatos totalizando 28.886 animais vacinados no Dia D. Lembramos que a Campanha continuará no próximo dia 24 de Novembro na zona rural do município, dando continuidade já que 30 dias antes da Campanha de Vacinação a equipe de zoonoses vacinou entre cães e gatos 8.316 animais.

Realização: Gerência de Controle de Endemias e Zoonoses.

Maiores Informações: 3342.1013



Nenhum comentário:

Postar um comentário