terça-feira, 27 de maio de 2014

SMS Caucaia realiza ações do Plano Estratégico de Vigilância a Saúde na região das praias


A Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia por meio da Vigilância a Saúde realiza no período Pré Copa do Mundo 2014 (28 de maio a 07 de junho) ações voltadas para as doenças zoosanitárias com destaque para a Dengue, Calazar e Leptospirose. Durante a programação as equipe de profissionais estão distribuídas entre agentes comunitários de saúde, agentes de controle das endemias, vigilância ambiental, vigilância sanitária e o médico veterinário. Durante o período as ações como a desratização e fiscalização preventiva nas barracas de praia, pousadas e hotéis, as visitas domiciliares com as orientações no manejo adequado do ambiente e os metódos corretos na lavagem da caixa d'água . Também será intensificado a limpeza urbana evitando a formação de pontos críticos de lixo.
Em  parceria com a Secretaria de Saúde do Estado de Ceará também será realizado a ação de borrifação com as máquinas costais e o carro fumacê em toda a orla de caucaia, afim de eliminar o transmissor da Dengue em sua fase adulta.


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Mortes por dengue caem 95% mas alerta continua


A primeira morte por dengue em 2014 foi confirmada pela Secretaria da Saúde do Estado. O caso foi registrado no dia 22 de abril, no município de Maracanaú. Até agora, é o único óbito confirmado das 14 notificações de mortes por suspeita da doença, conforme o boletim epidemiológico divulgado na sexta-feira, 2 de abril. Houve redução de 95% das mortes por dengue em relação a 2013, quando havia a confirmação de 21 óbitos entre janeiro e abril no Estado. Em todo o Brasil, o número de mortes por dengue caiu 87% nos primeiros três meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a março de 2014, foram confirmados 47 óbitos no pais, já em 2013 foram notificadas 368 mortes por dengue nesses meses.
Apesar da queda significativa de mortes por dengue, a Secretaria da Saúde de Caucaia alerta que as condições de risco para a transmissão da doença ainda permanecem. Aos primeiros sintomas da doença (febre, dor de cabeça, dores nas articulações e no fundo dos olhos), a recomendação do Ministério da Saúde é procurar o serviço de saúde mais próximo e não se automedicar. Quem usa remédio por conta própria pode mascarar sintomas e, com isso, dificultar o diagnóstico.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Caucaia realiza Semana da Saúde na Escola

No período de 12 a 16 de maio/ 2014, A Secretaria de Saúde de Caucaia em parceria com a Secretaria de Educação realizam ações voltadas para a avaliação da saúde dos alunos, contemplando ao Programa Saúde na Escola - PSE que beneficiará cerca de 1800 alunos. Recentemente o município de Caucaia fez a adesão do Programação Saúde na Escola contemplando 71 escolas com a cobertura de mais de 60 equipes do Programa Saúde da Família.
Durante a semana as equipes da saúde estarão realizando a avaliação da relação do peso e altura, atualização do calendário vacinal, aplicação de flúor com a escovação e a prática de atividades física. Inicialmente a Semana da Saúde na Escola acontecerá nas escolas Antônio Braga (Planalto Caucaia), Pláscido Monteiro (Catuana), Raimundo Jerônimo (Jurema),   Maria Corina (Toco), Liceu (Potira) e Luzia Correia Sales (Praia da Tabuba)

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Comunidade do bairro Grilo recebe mobilização contra Dengue

No período de 05 a 09 de maio a Secretaria Municipal de Saúde e estará realizando ações de mobilização voltadas para o controle do mosquito transmissor da Dengue no bairro Grilo, em virtude dos elevados indices de infestação. Durante a programação os agentes de controle das endemias, agentes comunitários de saúde e os mobilizadores sociais estarão visitando as residências orientando a população para os cuidados com o ambiente, por meio da Operação Quintal Limpo e a limpeza dos pontos criticos de lixo em parceria com a Secretaria de Patrimônio e Serviços Públicos e Transportes. A ação tem o objetivo de reforçar as medidas educativas de prevenção e controle das doenças transmitidas por vetores como a  Dengue e o Calazar sensibilizando a população para a  importância da limpeza dos quintais.