sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Relatório das ações e serviços da Secretaria de Saúde de Caucaia do ano 2013 é apresentado na Câmara de Vereadores

O Secretário de Saúde de Caucaia, Dr. Carlos Alberto Komora Vieira em conjunto com a sua equipe técnica e o Conselho Municipal de Saúde estiveram na manhã desta sexta feira (28.02) na audiência pública realizada na Câmara de vereadores. Na ocasião foi apresentado aos vereadores um relatório detalhado das ações, serviços, as receitas e despesas referentes ao ano de 2013 no setor saúde no município de Caucaia. 
A referida audência faz parte da transparência, visibilidade, fiscalização, avaliação e controle estabelecido na Lei Federal Complementar nº. 141, de 13 de janeiro de 2012.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Mobilização contra Dengue e Calazar movimentou ruas do bairro Planalto Caucaia




A Secretaria de Saúde de Caucaia por meio do setor de educação em saúde e mobilização social, em parceria com a Escola Primeiros Passos movimentaram as ruas do Planalto Caucaia, na tarde desta quinta feira (27.02). Na ocasião cerca de 200 pessoas entre alunos, professores, mobilizadores sociais e agentes comunitários de saúde chamavam a atenção dos moradores com criatividade focando a atenção contra a dengue ao calazar.
Enquanto a população do bairro Planalto Caucaia assistia a caminhada de mobilização contra dengue, na região das praias do litoral de Caucaia iniciava-se a ação com os carros fumacê pulverizando os bairros litorâneas evitando qualquer possibilidade  de circulação do vírus da doença entre os foliões.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Mobilização contra dengue nesta quinta, 27 de fevereiro no bairro Planalto Caucaia

A Secretaria de Saúde de Caucaia por meio do departamento de vigilância em saúde está intensificando nos bairros a mobilização contra o mosquito transmissor da dengue e o calazar. As ações tem como finalidade orientar a população para a importância do manejo ambiental e atenção com os sintomas das doenças, além da sensibilização para a manutenção do quintal limpo. Nesta quinta, 27 de fevereiro às 16h a equipe de educação em saúde e mobilização social com os agentes comunitários da unidade de saúde do Planalto Caucaia estarão em parceria com a escola Primeiros Passos com uma caminhada de sensibilização contra dengue e o calazar. A concentração será as 15:30h ao lado da Igreja Primeiros Passos

Operação carnaval no litoral de Caucaia previne a população da dengue e outras doenças

 A Secretaria da Saúde de Caucaia realiza a Operação Carnaval 2014 em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará com o inicio desde o inicio do mês de fevereiro com a finalidade diminuir o risco e proteger a população de doenças transmitidas por vetores, como dengue, leishmaniose, raiva e leptospirose. De acordo com Manoel Missias de Lima, supervisor do Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Caucaia, a Operação Carnaval compreende o pré e pós carnaval, trabalho fundamental para o controle das doenças transmitidas por vetores.
A operação vai realizar, ainda, a captura de cães e a desratização em mercados públicos, feiras livres e áreas comuns com maior concentração de bares e restaurantes. O objetivo e diminuir o risco de agressões e transmissão de doenças por cães, da contaminação de alimentos, risco de transmissão de zoonoses por roedores e prejuízos econômicos causados por ratos na cidade.
Vale lembrar que a equipe da zoonoses da Secretaria de Saúde de Caucaia já está realizando a ação química nas residências do litoral e o teste rápido do calazar.

Dados da Operação Carnaval

28.02 a 01.03 - Ação do carro fumacê;
Nº. de quarteirões programados - 1506;
Sorologia canina e ação química contra o mosquito transmissor do Calazar nos bairros: Leblon e Iparana



domingo, 16 de fevereiro de 2014

Prefeituras de Caucaia e Fortaleza reforçam as ações de prevenção contra a Dengue e Calazar

No período de 17 a 21 de fevereiro aproximadamente 12.000 famílias receberão as ações da Operação Fronteiras nos bairros limítrofes entre os municípios de Caucaia (Marechal Rondon - Guadalajara - Parque Albano - São Miguel) e Fortaleza ( Conjunto Ceará I e II - Parque Genibaú - Granja Lisboa - Antônio Bezerra - Quintino Cunha). Visitas domiciliares com a Operação Quintal Limpo, palestras nas escolas, fiscalização nas sucatas e borracharias são as ações voltadas para o controle da Dengue e do Calazar na área limítrofe entre os municípios.
O lançamento acontecerá no dia 17 de fevereiro com a caminhada denominada integração das fronteiras  pelas principais ruas da área limítrofe entre os bairros Marechal Rondon e Conjunto Ceará em sua IV etapa.
Concentração:15h na Praça da Igreja Santa Luzia - IV etapa do Conjunto Ceará.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Caucaia e Fortaleza preparam mobilização contra a Dengue e o Calazar

No período de 17 a 21 de fevereiro/ 2014 estará sendo realizado o Plano Operação Fronteiras nos bairros limitrofes entre os municípios de Caucaia e Fortaleza por meio das Secretarias Regionais III e V. Durante a Semana será intensificada as ações  preventivas contra a Dengue e o Calazar, sensibilizando a população aos cuidados nos domicílios evitando fatores de risco para o meio ambiente.

A região fronteira está constituídas pelos seguintes bairros: Caucaia - Tabapuá/ São Miguel/ Parque Albano/ Guadalajara/ Marechal Rondon//; Fortaleza – Barra do Ceará/ Vila velha/ Antonio Bezerra/ Quintino Cunha/ Parque Genibaú/ Conjunto Ceará I e II e Granja Lisboa.

Programação da Operação Fronteiras:

     17.02
  • Lançamento da 9ª Edição da Operação Fronteiras. “Caminhada de Integração das Fronteiras”
Horário: 15h; Local: Praça da Igreja Santa Luzia Av. J – Marechal Rondon
     18.02
  • Ação de limpeza nos pontos críticos de lixo na área limítrofe;
  •  Divulgação sonora;
  • Fiscalização da vigilância sanitária nos pontos estratégicos e no ponto de lixo do velho São Miguel
     19.02
  • Operação Quintal Limpo nas quadras limítrofes do Marechal Rondon;
  • Ação de limpeza nos pontos críticos identificados na área de domínio do METROFOR;
     20.02
  • Operação Quintal Limpo nas quadras limítrofes do Marechal Rondon;
  • Ação da vigilância ambiental nas quadras limítrofes;
     21.02
  • Ação social; Local: Praça da Igreja Santa Luzia – 08h às11h
  • Exposição Educativa;
  • Recolhimento do material inservível da Operação Quintal Limpo.

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Postos de Saúde de Caucaia estiveram abertos Sábado último para a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo

Os postos de saúde de Caucaia abriram  sábado último (08/02)  para vacinar as crianças contra o sarampo. O objetivo é aplicar uma dose da vacina em crianças de seis meses que ainda não foram vacinadas, e em crianças de um a menores de cinco anos, independente da quantidade de doses que elas já tenham recebido anteriormente.
A Secretaria de Saúde de Caucaia continuará durante a semana intensificando a mobilização da população para a procura dos postos de saúde, além de buscar outras estratégias, no intuito de chegar ao público alvo nas comunidades, aonde exista uma baixa cobertura. A meta do município é vacinar ao final da campanha aproximadamente 23.000 crianças menores de 05 anos.
 Alerta para a importância do cartão de vacinação: “os pais devem chegar aos postos com os cartões de vacinação das crianças. Só falar que a criança já recebeu uma dose ou duas doses não é levado em consideração. O que vale é o que está demonstrado no cartão”. 
Maiores informações:3342.8027

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Secretaria de Saúde de Caucaia intensifica as ações no controle contra a Dengue

De acordo com o 1º Levantamento de Índice Rápido - LIRA realizado no mês de janeiro, o índice de infestação pelo mosquito transmissor da Dengue é de 2.9%, classificado pelo Ministério da Saúde em estado de alerta. Comparando o resultado no mesmo período do ano de 2013 esse índice  chegou a 4.50%,  estado de risco muito elevado para a circulação do vírus.
Com o mapeamento rápido a Secretaria de Saúde de Caucaia reuni condições para identificar os bairros prioritários passando a intensificar as ações de controle e mobilização junto a comunidade. 
A partir de segunda feira o bairro Itambé estará recebendo ações de mobilização com a Operação Quintal Limpo, cujo o objetivo  é de reduzir o número de depósitos inservíveis que possam servir de moradia para o mosquito. Durante a semana estará acontecendo ações voltadas a alertar a comunidade como as visitas domiciliar, a visita nas escolas e a Operação Quintal Limpo nos dias 05 e 06 de fevereiro.