domingo, 20 de outubro de 2013

Parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação na sensibilização ambiental é destaque em Caucaia




Núcleo Gestor e Equipe de Mobilização Social


Informações e criatividade nos cartazes

Maquetes construídas pelos alunos







Além do trabalho intenso dos agentes de controle de endemias em Caucaia, a Equipe de Educação em Saúde e Mobilização Social intensifica as ações educativas nas escolas, principalmente na educação ambiental dos alunos na mudança de hábito colaborando com o meio ambiente e consequentemente no  aparecimento de doença.
A Escola Dalva Pontes no bairro da Cigana promoveu uma grande gincana de sensibilização ambiental com a participação de todos os alunos,  núcleo gestor, professores e funcionários resultando na participação coletiva em prol da redução de lixo nas residências e o aprendizado para um ambiente mais saudável. Contundo a Escola Dalva Pontes abraçando o Projeto de Prevenção a Dengue nas Escolas tem colaborando bastante com aquele comunidade, já que os índices de infestação do mosquito tem apresentando-se elevado acima de 1%. Diversas garrafas plástica, pneus e latinhas dentre outros objetos reciclados foram retirados das residências evitando o risco de proliferação de água com a chegada das chuvas. Todo esse material já tem destino correto, ou seja, será reciclado. Parabéns a todos da Escola Dalva Pontes e a Equipe de Educação em Saúde e Mobilização Social da Secretaria de Saúde de Caucaia.

Outubro Rosa é promovido com programação especial pela Secretaria de Saúde de Caucaia


A Secretaria de Saúde de Caucaia por meio das coordenações da atenção básica e vigilância a saúde promovem durante o mês de outubro nas comunidades a ação com a Caravana do Outubro Rosa - serviços de saúde com exames e orientações para a saúde da mulher.
Na manhã desta quarta feira (16.10) a Caravana esteve presente no Posto de Saúde Paulo Pontes levando as mulheres do bairro Marechal Rondon serviços do tipo: Avaliação e marcação de mamografia e ultra som de mama, o teste rápido da Sífilis, palestras sobre a prevenção do Câncer de mama e do colo de útero, avaliação bucal, aplicação de flúor, distribuição de preservativos e a divulgação do tratamento do fumante com encaminhamento para o CAPS AD.
Na ultima sexta feira (18.10) a Caravana esteve na Escola Alice Moreira Sítios Novos, sendo a próxima parada na terça feira (22.10) na Escola Maria de Lourdes Rocha, mobilizando as mulheres daquela comunidade para a prevenção do Câncer de mama. Lembrando que as mulheres já saem com o exame marcado com data, horário e local.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Campanha Fique Sabendo Contra a Sifillis é realizada em Caucaia

Seguindo a programação do Outubro Rosa iniciando-se dia 16 de outubro, a Campanha de Mobilização de Combate à Sífilis estará sendo realizada pela equipe de profissionais do SAE nos locais da Programação do Outubro Rosa, Marechal Rondon, Sítios Novos e Mirambé  para realizar o teste rápido de sífilis e HIV. Todas as pessoas interessadas poderão fazer o teste rápido, que é realizado com a coleta de sangue da ponta do dedo. O sangue é colocado em um dispositivo de testagem e o resultado sai em 15 a 20 minutos. Se o resultado for negativo, o diagnóstico é fechado. Em caso de resultado positivo no exame de triagem de sífilis, a pessoa é encaminhada para exame confirmatório em um posto de saúde.
As pessoas que residem em outros locais poderão procurar o SAE - Serviço Ambulatorial Especializada.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde de Caucaia Promove Campanha de Prevenção Contra o Câncer de Mama

A Secretaria de Saúde de Caucaia realiza programação especial no mês de outubro voltada para a saúde das mulheres Caucaienses, em parceria com a  Secretaria de Patrimônio e Serviços Públicos que já iluminou na cor rosa locais populares de nosso município, identificando caracterizando o município na luta contra o câncer de mama.
Durante a programação seguindo até ao final do mês, a Secretaria de Saúde de Caucaia estará alertando e orientando as mulheres sobre a importância da prevenção do câncer de mama e informando que quanto mais rápido a doença for diagnosticada maiores são as chances de cura. As ações ofertadas as mulheres durante a programação é a realização do teste rápido da Sífilis, marcações para a mamografia e ultra som de mama, avaliação do câncer de boca, avaliação do peso e altura, aplicação de vacinas, distribuição de preservativos e as orientações do tratamento do fumante, dentre outras atividades.  Vale lembrar que as marcações para a mamografia já acontece nas unidades básicas de saúde e o exame  sai agendado com dia e hora marcada. 
Veja aonde estará a Caravana do Outubro Rosa na Saúde:
16.10 - Na unidade de saúde Paulo Pontes - Jurema
18.10 - Na Escola Alice Moreira - Sitios Novos
22.10 - Na Escola Maria de lourdes Rocha
 

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde de Caucaia realiza mobilização contra o Calazar no Parque Leblon

Teste rápido no cão realizado casa a casa
Técnicos da Zonooses orientam a população
Teste rápido apresenta o resultado até 15 minutos

ACE - ACS - Mobilizadores Sociais na luta contra o Calazar
No período de 02 a 04 de outubro a Secretaria Municipal de Saúde intensifica as ações do controle do Calazar no bairro Parque Leblon com ações de orientação a população quanto a importância dos cuidados com o ambiente, de maneira especial indicando os locais que oferecem condições favoraveis  a proliferação do mosquito flebotomo, transmissor da doença. Além das visitas domiciliares a equipe da zoonoses está realizando o teste rápido para a identificação do Calazar nos cães, visitando casa a casa nas quadras com o registro de casos humanos da doença.  
Entenda a noticia: O teste rápido nos cães realizado pelos técnicos da zoonoses apresenta o resultado em até 15 minutos, caso seja reagente é recolhido amostra do sangue do animal e enviado ao LACEM para a confirmação. O resultado será informado no prazo aproximado de 20 dias, com a confirmação o proprietário do animal será informado.

Maiores informações: 3342.8010

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Secretaria de Saúde de Caucaia Parabeniza a todos os Profissionais Participantes da Campanha de Vacinação Contra a Raiva Animal

No ultimo Sábado, 28 de setembro as equipes da Secretaria de Saúde estiveram distribuidas em toda grande zona urbana de Caucaia em mais de 100 postos de vacinação montados garantido o fácil acesso da população no momento de vacinar seus animalzinhos de estimação. Com o empenho dos vacinadores e anotadores representados pelos agentes de controle de endemias, agentes comunitários de saúde, supervisores e voluntários, a Campanha resultou em excelente cobertura vacinal totalizando  em 44.245 animais entre cães e gatos vacinados. Enquanto na zona rural o setor de zoonoses da Secretaria de Saúde de Caucaia informou que desde o mês de Julho equipes volantes realizavam a vacinação nas localidades para finalizar 100% da zona rural coberta já está programado para o dia 19 de outubro nas localidades de Capuan, Primavera, Catuana e Sitios Novos a Campanha de Vacinação Animal.

Maiores informações: 3342.8010