quarta-feira, 24 de abril de 2013

COMUNIDADE DA SANTA ROSA RECEBE NESTA QUINTA FEIRA, 25 DE ABRIL A CARAVANA DA PREVENÇÃO.



A Secretaria Municipal de Saúde estará levando nesta Quinta Feira, dia 25 de Abril das 08h às 12h a Caravana da Prevenção para a comunidade da Santa Rosa, na Escola Estevão Matias de Paula. Na ocasião a população será beneficiada com os atendimentos básicos de saúde, além das dicas de saúde para a prevenção das doenças.

Durante a programação será disponibilizado os atendimentos em consultas médicas, odontologia com a escovação e distribuição do kit pasta e escova, a verificação da pressão arterial e glicemia, verificação do peso, oficinas com os profissionais do Núcleo de Apoio ao Programa Saúde da Famíli e a dispensação de medicamentos.

Vale lembrar que o principal objetivo da Caravana da Prevenção é promover ações de prevenção e as orientações para hábitos de vida saudável da população, estimulando a população para o cuidado com a saúde e o diagnóstico precoce de doenças.

Realização: Secretaria Municipal de Saúde

sexta-feira, 19 de abril de 2013

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE É LANÇADA EM CAUCAIA


Lançada em Caucaia na manhã desta sexta feira, 19 de Abril a Campanha de Vacinação Contra a Gripe na Unidade Básica de Saúde Paulo Pontes, na Jurema. Esse foi o endereço da mobilização da  Secretaria Municipal de Saúde atraindo as pessoas dos grupos prioritários para a vacina contra a gripe.
Durante a solenidade de lançamento o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Carlos Alberto Komora Vieira acompanhado da Sub-Secretária Municipal de Atenção a Saúde, Terezinha Muniz destacaram a importância da Campanha de Vacinação Contra a Gripe e o empenho de todas as equipes da Estratégia Saúde da Familia para atingirmos os 80% dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe, e ainda faz o lembrete do dia D da campanha de vacinação contra a gripe, Sábado 20 de abril todas as unidades básicas de saúde estarão abertas das 08h às 17h garantindo o acesso dos grupos prioritários a vacinação.

Realização: Secretaria Municipal de Saúde
Informações: Coordenação da Atenção Básica - 3342.8027

quinta-feira, 18 de abril de 2013

SECRETARIA DE SAUDE DE CAUCAIA LANÇA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE NESTA SEXTA FEIRA



 Na sexta-feira, 19, às 09h, para mobilizar as pessoas e despertar para a importância da vacinação na saúde, a Secretaria da Saúde de Caucaia promove o lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, na Unidade Básica de Saúde Paulo Pontes - Jurema, na Avenida Dom Almeida Lustosa, s/n, enfrente ao Hospital e Maternidade Santa Terezinha. Vale lembrar que a Campanha acontecerá até o dia 26 de Abril e sábado, 20 de abril será o dia D nacional de mobilização.
 As pessoas a serem vacinadas contra a gripe são as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, crianças de 06 meses a menores de 2 ano, puérperas e trabalhadores de saúde que atuam no enfrentamento a influenza.

domingo, 14 de abril de 2013

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE



A Secretaria de Saúde de Caucaia mobiliza a população para a procura das unidades básicas de saúde no período de 15 a 26 de Abril/ 2013 para participar da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, sendo o dia 20 de Abril o dia D da mobilização nacional. O objetivo da Campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, devendo vacinar pelo menos 80% dos grupos prioritários.
Grupos prioritários:
Nesta campanha, além das pessoas com 60 anos ou mais de idade, também são vacinados os trabalhadores de saúde, a população indígena, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de 02 anos, as gestantes, as puérperas (Até 45 dias após parto) e os grupos portadores de doenças crônicas.
Saiba mais sobre a influenza:
A influenza trata-se de uma doença respiratória infecciosa de origem viral, os sintomas, muitas vezes, são semelhantes aos resfriados, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores, com congestão nasal, tosse, rouquidão, febre variável, mal-estar, mialgia e cefaleia. Os casos graves da doença evoluem para a Síndrome Respiratória Aguda Grave podendo levar a óbito. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz.
Maiores informações:
Secretaria Municipal de Saúde
Departamento de Vigilância a Saúde – 3342.8010

sexta-feira, 5 de abril de 2013

CAMINHADA DE SENSIBILIZAÇÃO CONTRA A TUBERCULOSE CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS

PARTICIPAÇÃO DE 05 ESCOLAS DURANTE A CAMINHADA

CRIATIVIDADE NOS CARTAZES COM INFORMAÇÕES DE PREVENÇÃO

ALERTA A POPULAÇÃO DOS SINTOMAS DA TUBERCULOSE

NÚCLEO GESTOR DAS 05 ESCOLAS ALIADOS DA CAMPANHA

FAIXAS DISTRIBUÍDAS NO BAIRRO
ALERTA PARA O DIAGNÓSTICO E O TRATAMENTO GRATUÍTO
CONFECÇÃO DE MATERIAL APOIANDO AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
A COMUNIDADE ESCOLAR PARTICIPA ATIVAMENTE DA AÇÃO
DIVERSIDADE NOS INFORMAÇÕES APRESENTADAS
400 ALUNOS PARTICIPANTES DA CAMINHADA
ANIMAÇÃO E ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS


Com a mensagem da prevenção TOSSE POR MAIS DE TRÊS SEMANAS PODE SER TUBERCULOSE, a Campanha para identificar pessoas com os sintomas respiratórios da Tuberculose vêem ganhando destaque, foi o que aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 05 de Abril/ 2013, tratando-se de uma grande mobilização no Parque Potira com a participação das escolas Antônio Albuquerque, Herminia Zedinik, 12 de Outubro, Tiradentes e Danilo Dalmo. A caminhada percorreu algumas ruas do bairro, alertando a população para a importância do diagnóstico precoce da Tuberculose, e ainda apresentando muita criatividade nas mensagens elaboradas em cartazes, banneres e faixas produzidas pelos próprios alunos.
A ação marca a semana de intensificação para a busca ativa do sintomático respiratório realizado no município, desde o ultimo dia 01 de Abril, programação alusiva ao Dia Mundial de Mobilização Contra a Tuberculose - 24 de Março.
Vale lembrar que as secretarias de saúde e educação já trabalham o tema por meio do Programa Saúde na escola realizando oficinas de sensibilização, principalmente destacando os sinais e sintomas da Tuberculose interagindo com as ações lúdicas promovidas pela comunidade escolar.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAUCAIA REALIZA CAMPANHA PARA IDENTIFICAR PESSOAS COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS DA TUBERCULOSE



A Secretaria Municipal de Saúde estará realizando no período de 01 a 05 de Abril a Semana de Intensificação das Ações de Prevenção e Controle da Tuberculose com o objetivo de intensificar a busca ativa dos sintomáticos respiratórios nas unidades básicas de saúde. Durante a semana a atenção estará voltada para a identificação do sintomático respiratório, lembrando que tosse por mais de 03 semanas pode ser Tuberculose seguida ou não de secreções. O diagnóstico pode ser realizado em qualquer unidade básica de saúde mediante ao exame de escarro, portanto se após confirmação laboratorial o paciente poderá iniciar o tratamento na unidade básica de saúde mais próximo a sua casa.

A Tuberculose tem cura, basta o diagnóstico precoce e a circulação das informações para a população está atenta aos sinais e sintomas da doença. As ações fazem parte da alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose comemorada em 24 de Março, devendo no dia 05 de Abril acontecer à culminância da programação com a caminhada de sensibilização das escolas Antonio Albuquerque, Danilo Dalmo, Tiradentes, 12 de Outubro e Hermínia Zednik.