sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

MOBILIZAÇÃO CONTRA DENGUE MARCA A SEMANA NO PADRE JÚLIO MARIA

Operação Quintal Limpo
Remoção do lixo, após a visita dos agentes
A população limpa os quintais com o apoio da Operaçao Quintal Limpo
Escolas também participam de caminhada pelas ruas do bairro
Alerta nas mensagens apresentadas nas faixas

Alunos ilustram a caminhada

Orientações para a proteção dos depósitos
Recolhimento de pneus
Retirada dos criadouros do mosquito


A Operação Cidade Limpa, Caucaia Sem Dengue lançada na ultima segunda feira dia 18 de Fevereiro/ 2013 pela Secretaria Municipal de Saúde contando com a parceria das secretarias e autarquia do Governo Municipal promoveram diversas ações voltadas para a mobilização da população residente no Padre Júlio Maria para a participação no controle do mosquito transmissor da Dengue. O bairro Padre Júlio Maria apresenta elevado índice das larvas do mosquito transmissor da Dengue nas residências de maneira especial nos depósitos do tipo tambores, potes e cisternas.

Durante a programação os agentes de controle de endemias, os agentes comunitários de saúde e os mobilizadores sociais visitaram cerca de 1.200 residências orientando a população para os cuidados com a limpeza dos quintais e a atenção com os depósitos de acúmulo de água, evitando o nascimento do mosquito transmissor da doença nas residências, além da busca ativa de pessoas com suspeita da doença.

Destacou-se a grande operação de limpeza com a remoção do lixo nos pontos críticos, o recolhimento de pneus, a catação, capinação nas ruas dos bairros Padre Júlio Maria, e ainda a coleta do lixo dos quintais por meio da Operação Quintal Limpo.

Na manhã da sexta feira, dia 22 de fevereiro as escolas Maria Mota e José Olavo saíram às ruas dos bairros com cerca de 300 alunos com faixas, placas, adesivos e cartazes, despertando na população a necessidade dos cuidados com a água limpa e parada, além do alerta para os sintomas da doença.

Vale lembrar que a Campanha Cidade Limpa, Caucaia Sem Dengue tem a participação direta das Secretarias de Saúde, Educação, Patrimônio, Serviços Públicos e Transportes, Comunicação, Desenvolvimento social, Ouvidoria geral do município, Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, Governo e articulação, Esporte, Cultura e Juventude e o cerimonial do Governo Municipal.

O próximo bairro a ser contemplada com a Operação Cidade Limpa, Caucaia sem Dengue será o Parque Potira I no período de 26.02 a 01.03.


Números da Campanha Cidade Limpa, Caucaia Sem Dengue no Padre Júlio Maria:

1.200 casas visitadas; 5.000 panfletos distribuídos; 100 cartazes afixados; Recolhimento de cerca de 80 pneus;Cerca de 60 pessoas envolvidas diretamente na ação; caçambas; pá mecânicas ecaminhão do recolhimento do lixo domiciliar.


quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A COMUNIDADE DO PADRE JÚLIO MARIA RECEBE AS AÇÕES DA OPERAÇÃO QUINTAL LIMPO

Inspeção aos depósitos

Eliminação dos focos do mosquito

Capinação das ruas

Retirada do lixo

Inspeção nos quintais
Visita casa a casa
Orientações aos moradores
Divulgação da Operação Quintal Limpo
Na manhã desta quinta feira, 21 de Fevereiro os moradores do Padre Júlio Maria receberam as visitas de mais de 30 agentes de saúde, alertando para a importância dos cuidados que os moradores devem adotar em suas casas, além da busca de pessoas com suspeita da doença estabelecendo a vigilância ativa das ações de saúde no bairro Padre Júlio Maria e o serviço de limpeza nas ruas e praças. Cerca de 600 casas foram visitadas neste primeiro dia, lembrando que a ação prossiguirá amanhã sexta feira, dia 22.02 devendo atingir cerca de 1.400 visitadas.

A ação faz parte da campanha "OPERAÇÃO CIDADE LIMPA, CAUCAIA SEM DENGUE" e conta com o apoio das secretarias do Governo Municipal de Caucaia.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

OPERAÇÃO QUINTAL LIMPO NO BAIRRO PADREJÚLIO MARIA




O Comitê Municipal de Mobilização e Combate a Dengue estará realizando na quinta e sexta feira “OPERAÇÃO QUINTAL LIMPO no bairro Padre Júlio Maria com ações de recolhimento do lixo, visitas domiciliares alertando para a eliminação dos depósitos inservíveis dentro dos domicílios, além das ações educativas com as escolas e unidades básicas de saúde e a mobilização de toda a população residente naquele bairro.

A ação faz parte da “CAMPANHA CIDADE LIMPA, CAUCAIA SEM DENGUE” articulada para os bairros de elevado índice de infestação do Aedes Aegypti contando com o apoio das secretarias municipais garantindo as ações integradas de maneira a alertar para participação na campanha evitando o acumulo desnecessário de água, a lavagem correta dos depósitos e a proteção adequada nos locais de acumulo de água nos domicílios.

Veja as ações da “OPERAÇÃO CIDADE LIMPA, CAUCAIA SEM DENGUE


21.02 e 22.02 – A partir das 08h com saída da Escola Maria Mota

®    Visitas as casas localizadas nas ruas positivas (Presença do mosquito)
®    Orientações para o manejo correto dos locais com a oferta de água;
®    Orientações para o acondicionamento correto do lixo e a retirada para o recolhimento;
®    Distribuição de sacolas plásticas;
®    Notificação de pessoas com suspeita de Dengue;
®    Ação de limpeza nas ruas


22.02 – Ás 08h com a concentração enfrente ao CAIC: Caminhada de mobilização pelas principais ruas do bairro com as escolas Maria Mota e José Olavo.

Realização: Comitê Municipal de Mobilização Contra Dengue.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE LANÇA PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA O ENFRENTAMENTO A DENGUE



A Secretaria Municipal de Saúde lança nesta segunda feira, dia 18 de Fevereiro às 14h no auditório do convento das irmãs cordimarianas o Plano de Contingência 2013 para a prevenção e controle de epidemias da doença em Caucaia. O conjunto de ações visa prevenir e controlar uma epidemia da doença no município.

O Plano Municipal de Contingência está estruturado em torno de 04 componentes, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde: Vigilância e controle do Aedes Aegypti, comunicação e mobilização da sociedade, vigilância epidemiológica e serviços públicos de assistência ao paciente. As ações visam principalmente prevenir a doença e evitar a ocorrência de óbitos.

Vale ressaltar que no ultimo dia 15 de Fevereiro aconteceu à reunião para a estruturação do Comitê Intersetorial de Mobilização Contra Dengue com a participação das secretarias municipais formando uma grande força tarefa em prol do controle da Dengue. Na ocasião foram apresentadas as ações da “OPERAÇÃO CIDADE LIMPA, CAUCAIA SEM DENGUE” que acontecerá nas localidades que apresentam elevados índices de presença do mosquito Aedes Aegypti.

A “OPERAÇÃO CIDADE LIMPA, CAUCAIA SEM DENGUE” será iniciada no bairro Padre Júlio Maria acontecendo no período de 19 a 22 de Fevereiro com ações de limpeza do lixo, visitas domiciliares alertando para a eliminação dos depósitos inservíveis dentro dos domicílios, além das ações educativas com as escolas e unidades básicas de saúde.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SECRETARIA E SAÚDE EM PARCERIA COM A AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO REALIZAM BLITZ EDUCATIVA NO CENTRO DE CAUCAIA

CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O USO DO PRESERVATIVO
 ABORDAGEM  AOS PASSAGEIROS DO TRANSPORTE ALTERNATIVO
ORIENTAÇÕES AOS MOTOCICLISTAS PARA O USO DO CAPACETE
DISTRIBUIÇÃO DE PRESERVATIVO
ALERTA SOBRE O USO DA BEBIDA ALCOOLICA
ENTREGA DE KIT COM PPRESERVATIVOS

PARTICIPAÇÃO DAS AGENTES COMUNITÁRIAS DE SAÚDE
DIVULGAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DO SEXO SEGURO
A ação de mobilização alertando aos condutores de veículos e motocicletas aconteceu na manhã desta sexta feira, dia 08 de Fevereiro no centro de Caucaia, ação realizada em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito com o objetivo de alertar para a redução dos acidentes de trânsito e a importância do uso do preservativo nas relações sexuais evitando o surgimento das Doenças Sexualmente Transmissiveis e do HIV/ AIDS.
Durante a Blitz foram entregues preservativos e panfletos que orientam para o não uso de bebidas alcoolicas quando tiver que conduzir veículos automotores, e ainda alertando para a realização do teste rápido do HIV/ AIDS. Vale lembrar que o trabalho da Blitz terá prosseguimento no sábado na praia do icaraí. 
A atividade faz parte do Plano Operação Carnaval 2013 organizado pela Secretaria de Saúde de Caucaia contemplando principalmente a estrutura hospitalar do município disponibilizada para atender a população.

Realização: Secretaria Municipal de Saúde de Caucaia
Parceria: Autarquia Municipal de Trânsito e Secretaria de Comunicação

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAUCAIA APRESENTA O PLANO DA OPERAÇÃO CARNAVAL 2013


TAMBÉM SERÁ REALIZADA CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO AOS CONDUTORES DE VEÍCULOS E MOTOCICLETAS


A Operação Carnaval 2013 tem como objetivo principal garantir a estrutura hospitalar juntamente com o serviço de urgência e emergência durante a folia e ainda as ações de vigilância a saúde contemplando o Recolhimento de cães errantes suspeitos de Leishmaniose Visceral e/ ou em estágio terminal após exame clinico veterinário. Será também realizado o recolhimento de cães com indicações de eutanásia após exame clinico. As Equipes de Vigilância a Saúde estarão realizando orientações aos barraqueiros relacionados à preparação de alimentos e ao consumo de água de qualidade por meio do monitoramento realizado durante a semana que antecede a folia, mas precisamente na orla martima de Caucaia.

Cerca de 43.000 preservativos serão distribuídos atendendo as empresas localizadas no município, as unidades básicas de saúde, as secretarias municipais e principalmente na avenida litorânea – Praia do Icaraí, além da blitz educativas em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito programada para o dia 08.02 ao lado da praça matriz de Caucaia e dia 09.02 na Praia do Icaraí.

Vale lembrar que as blitz educativas têm como finalidade sensibilizar aos foliões principalmente em especial aos condutores de veículos contra os acidentes de trânsito evitando os excessos da diversão carnavalesca. Uma parceria da Secretariade Saúde e a Autarquia Municipal de Trânsito.

Destacamos ainda a estrutura apresentada pela principal unidade hospitalar do município, o Hospital Municipal Abelardo Gadelha da Rocha atendendo a emergência e urgência em clinica médica, cirurgia geral, traumatologia e pediatria. Durante o período carnavalesco a equipe médica será composta por 02 pediatras, 02 clínicos gerais, 02 cirurgiões gerais e 01 anestesista e 01 traumatologista. Também estará disponível o laboratório, a radiologia, eletrocardiograma e o banco de sangue 24 h. Devemos lembrar que seguindo o grau de complexidade o município conta com o Hospital e Maternidade Santa Terezinha na Jurema, com a Unidade de Pronto Atendimento UPA - 24 H, e ainda com o suporte do serviço de urgência móvel distribuídos em pontos estratégicos do município em parceria com o SAMU Ceará.

Realização: Secretaria de Saúde de Caucaia

Maiores informações: 3342.8010