quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

SECRETARIA DE SAÚDE DE CAUCAIA INTENSIFICA AS AÇÕES NO CONTROLE DA DENGUE

AGENTES DE SAÚDE FORMAM BATALHÃO NA LUTA CONTRA DENGUE
VISITA CASA A CASA ORIENTANDO A POPULAÇÃO
DESCOBRIMENTO E ELIMINAÇÃO DE NOVOS FOCOS DO AEDES AEGYPTI
MOBILIZAÇÃO NOS BAIRROS
SENSIBILIZAÇÃO NAS RUAS
PARCERIA SAÚDE E EDUCAÇÃO
CRIATIVIDADE E PARTICIPAÇÃO DOS ESCOLARES
CAMPANHAS NOS BAIRROS PRIORITÁRIOS
PARCERIA COM AS EQUIPES DE LIMPEZA URBANA
                         
                            "DENGUE É FÁCIL COMBATER. SÓ NÃO PODE É ESQUECER".

De acordo com o 3º Levantamento de Indice Rápido realizado no ano de 2012 em Caucaia, o município apresenta um índice de 2.7% classificado em estado de alerta para o ano de 2013. A Secretaria de Saúde do município já prepara o Plano de Contingência para o ano de 2013, garantindo a preparação dos profissionias da atenção básica na unidades de saúde sentinela adotando a prova do laço já identificando os pacientes com a caracterização da doença, na rede hospitalar a capacitação de médicos e enfermeiras (os) com a disponibilidade de leitos e estoque de soro fisiológico.

Enquanto as ações voltadas para o controle das visitas domiciliares realizada pelos agentes de controle de endemias para a detecção de focos do mosquito e principalmente as orientações repassadas casa a casa ganhando também o reforço dos agentes comunitários de saúde e da equipe de Educação em Saúde e Mobilização Social, articulando novas parcerias e difundindo as orientações básicas de prevenção junto a população, portanto formando um grande batalhão na luta contra a Dengue. 

O objetvo principal da campanha articulada pelo município de Caucaia é mobilizar a população a praticar medidas simples de prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti. Na segiunda fase a partir de Janeiro é reconhecer os sinais e sintomas da doença e quais as principais medidas que devem ser adotadas pela população, em caso de suspeita.

Informações:
Coordenação da Vigilância a Saúde
Célula de Controle de Endemias e Zoonoses
Contatos: 3342.8010 - 3342.1013
 




terça-feira, 4 de dezembro de 2012

INFORMAÇÕES NO TRATAMENTO DO HIV

                       COQUETEL DO DIA SEGUINTE PODE EVITAR INFECÇÃO PELO HIV, 
                                      MAS ESTRATÉGIA É POUCO DIFUNDIDA NO PAÍS.

 Um tratamento disponível em serviços de atendimento especializado e em emergências de hospitais públicos de todo o país pode evitar a infecção pelo HIV em pessoas que passaram por algum tipo de situação de risco – como sexo desprotegido ou rompimento do preservativo. 

A chamada profilaxia pós-exposição, também conhecida como coquetel do dia seguinte, tem como base uma combinação de três medicamentos antirretrovirais e deve ser iniciada até 72 horas após o evento considerado de risco.

O infectologista do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Ronaldo Hallal, lembra que, até 2010, o tratamento era indicado apenas para casos de acidente entre profissionais de saúde (quando há exposição ao vírus), para vítimas de violência sexual e para casais sorodiscordantes (quando apenas um dos parceiros é soropositivo).

Atualmente, o serviço está disponível para toda a população. Segundo Hallal, é preciso passar por uma avaliação de risco, feita por um profissional de saúde, antes de iniciar o uso do coquetel, que deve ser mantido por um período de quatro semanas. Os efeitos colaterais, apesar de fracos, incluem náusea, vômitos, sensação de fraqueza e cansaço.

Dados do Unaids apontam aumento de novas infecções por HIV no Brasil entre mulheres jovens e gays jovens, sobretudo com idade entre 15 e 24 anos. Essa faixa etária, de acordo com o coordenador, precisa de uma abordagem de prevenção “continuada, objetiva e sem preconceito”, para que busquem os serviços de saúde quando houver necessidade.

Fonte: Portal BRASUS
Célula de Comunicação da Secretaria de Saúde de Caucaia

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

INFORMAÇÕES E MUITAS ORIENTAÇÕES MARCA O DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS EM CAUCAIA

VÍDEOS CHAMA A ATENÇÃO DOS ADOLESCENTES
ACESSO AO PRESERVATIVO

DÚVIDAS E ESCLARECIMENTOS PARA O SEXO SEGURO

EQUIPE DO SAE


A Secretaria de Saúde de Caucaia por meio da Coordenação Municipal de DST/ AIDS em parceria com o Shopping Iandê na tarde do dia 01 de Dezembro levou aos visitantes do Shopping informações e orientações sobre a importância da prevenção as DST/ AIDS, mostrando as formas de contágio e os exames de diagnóstico da doença. Durante a programação foram distribuídas 1.000 preservativos entre os visitantes que passavam pelo stand da equipe do SAE - Serviço Ambulatorial Especializado de Caucaia.

Vale ressaltar que durante o período de 22 de Novembro a 30 de Dezembro a equipe do SAE  realizou a campanha Fique Sabendo contando com a parceria das unidades de saúde, proporcionando a população o nteste rápido do HIV, possibilitando nos casos positivos o inicio ao tratamento e a todo acompanhamento da equipe multiprofissional do SAE.

O teste rápido do HIV continuará sendo realizado no SAE, portanto para maiores informações e orientações todo cidadão poderá localizar o serviço na Rua Nossa Senhora dos Prazeres ao lado da quadra do Ginásio poliesportivo do CRAS -SEDE, antigo CSU de Caucaia.

Coordenação Municipal de DST/ AIDS
Maiores informações: 3342.8010 


BACTÉRIA NO COMBATE À DENGUE

A Fiocruz anúnciou no último 24 de Setembro sua participação em parceria com a Universidade de Monnash, na Austrália, em nova pesquisa para o controle da Dengue. O novo método consiste em imunizar o próprio mosquito transmissor com bactéria, a Wolbachia, que pode bloquear a transmissão do Vírus. Essa é uma alternativa que os cientistas avaliam como natural e autossustentável, informou a agência Fiocruz. A Wolbachia está presente em 70% dos insetos do mundo. Quando entra no organismo humano por meio das picadas não apresenta efeitos negativos. Mosquitos com a bactéria soltos no ambiente se reproduzem e transmitem-na para a prole, fazendo com que os insetos também tenham a Wolbachia. 

O metódo foi testado no Vietnã, Indonésia e Austrália, onde a pesquisa está no estágio avançado - Já foram soltos os primeiros mosquitos transgênicos em duas cidades, no ano passado. Três meses depois, 100% dos mosquitos locais não transmitem mais a Dengue, e até hoje o índice continua praticamente o mesmo.

No Brasil, o trabalho está em fase de testes iniciais de laboratório, mas os primeiros mosquitos imunes à Dengue devem chegar às ruas do Estadodo Rio de Janeiro em 2014, como parte dos estudos controlados. Se a estratégia internacional for bem suscedida, irá beneficiar 2,5 bilhões de pessoas que vivem em áreas de transmissão da doença em todo o mundo.

Fonte: Revista Radis - Edição n°.122 de Novembro de 2012.
Célula de Comunicação da Secretaria de Saúde de Caucaia.