sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PROGRAMAS SAÚDE NA ESCOLA E MAIS EDUCAÇÃO DESTACA EM CAUCAIA A SENSIBILIZAÇÃO CONTRA O TABAGISMO










 Com uma grande caminhada pelas principais ruas do conjunto Nova Metrópole as Escolas Edgar Vieira Guerra, Francisca Alves do Amaral, Luiz Gonzaga Mota e Manoel Rocha em parceria com os profissionais do CAPS AD e os agentes comunitários de Saúde promoveram naquele bairro grande momento de sensibilização contra os malefícios do cigarro.

A mensagem levado as ruas tinha como alvo alertar as pessoas contra os malefícios do cigarro tanto para o fumante ativo quanto para o passivo chamando atenção para as principais conseqüências para os tabagistas podendo causar: Infarto do coração, Bronquite crônica e enfisema, Câncer de pulmão, boca, faringe, laringe, traquéia, esôfago e etc... E ainda os quase 300 alunos participantes da caminhada preparam o próprio material de alerta da escola destacando-se faixas com mensagem de alerta, cigarro gigante e paródias.

Vale lembrar que o município disponibiliza no CAPS AD do tratamento do fumante com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional e a medicação gratuitamente, 

O CAPS AD funciona de segunda a sexta das 08h às 17h na Rua Coronel Correia – Centro de Caucaia, próximo a estação do trem. Contato:3342.8078

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

CONTROLE E PREVENÇÃO DA TUBERCULOSE



 
      SECRETARIA DE SAÚDE INTENSIFICA O CONTROLE
                DA TUBERCULOSE COM A 3ª IDADE

A coordenação Municipal de Controle da Tuberculose em parceria com a Coordenação da Atenção Básica vem desenvolvendo a campanha de busca ativa dos sintomáticos respiratórios nas unidades de saúde com o propósito de garantir o diagnóstico e o tratamento aos pacientes por meio de informações e orientações referentes à Tuberculose formas de contágio, diagnóstico e como tratar.

Durante a ação as pessoas identificadas com sintomas de tosse por mais de três semanas são encaminhadas para a realização da baciloscopia, ou exame de escarro na própria unidade de saúde, caso positivo o tratamento é iniciado com a duração de seis meses.

A ação também vem sendo realizada com os grupos de convivência da 3ª Idade, no ultimo Sábado a equipe de mobilização Social esteve reunida com cerca de 80 pessoas que fazem parte do grupo da 3ª idade acompanhada pelo Centro Integrado do Desenvolvimento Infantil – CIDI na Jurema. Durante a ação o grupo foi orientado sobre os sintomas e a existência do diagnóstico e a importância do tratamento para a cura da Tuberculose.

SAIBA MAIS DA TUBERCULOSE:  

A Tuberculose é uma doença causada por um micróbio chamado bacilo de Koch. Ataca principalmente os pulmões. Quando não tratada devidamente, a Tuberculose torna-se uma enfermidade grave.

PRINCIPAIS SINTOMAS:

  • Tosse por mais de três semanas;
  • Febre no fim da tarde;
  • Suor á noite;
  • Cansaço Fácil;
  • Dores musculares;
  • Falta de apetite;
  • Emagrecimento

FORMAS DE CONTÁGIO:

  • FALA;
  • TOSSE;
  • ESPIRRO

Controle Social Efetivo na Saúde



 
                CONTROLE SOCIAL EFETIVO NA SAÚDE
        CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE VISITA A UPA

Com a finalidade de manter sempre atuante  a participação do controle social  no município os conselheiros municipais de saúde visitaram as dependências da Unidade de Pronto Atendimento, recém-inaugurada no município de Caucaia com a finalidade de conhecer e acompanhar o funcionamento da UPA.

Durante a visita os conselheiros conheceram como funciona o acolhimento e a classificação por perfil de atendimento, os consultórios clínicos e pediátricos, os leitos de observação adulto e infantil a sala de raios-X, além das salas de medicação e nebulização. A visita faz parte da programação do Conselho Municipal de Saúde que atua principalmente na fiscalização das ações e serviços de saúde em prol do SUS acessível a todos.

 No desfecho da visita os conselheiros juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e a gerência da UPA avaliaram a estrutura da UPA e a resolução nos atendimentos, sendo contabilizado desde a inauguração cerca de 4.000 atendimentos devendo ainda o serviço ampliar sua capacidade e organização no fluxo de paciente com o perfil para serem atendidos na UPA.

Vale lembrar que o Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, fiscalizador das politicas de saúde implantadas e implementadas no município, exercendo o papel de fiscalização, praticando o Controle Social.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

21ª EDIÇÃO DO PROJETO CARAVANA DA PREVENÇÃO



 
           PROJETO CARAVANA DA PREVENÇÃO NESTA
          QUINTA 02 DE AGOSTO NO CAMPO GRANDE


Nesta Quinta-Feira dia 02 de Agosto a partir das 08h na Associação dos Moradores do Campo Grande – Região da BR 020, localizada a Rua Belém n°. 135 acontecerá a 21ª Edição do Projeto Caravana da Prevenção.

A ação contará com, 02 Clínicos gerais; vacinação da criança e adulto; verificação de PA e Glicemia;dispensação de medicamentos, marcação de consultas especializadas, aplicação de flúor, além das orientações sobre a Dengue, Hanseníase, Tuberculose dentre outras.

Vale ressaltar que 20 comunidades e em especial da zona rural já foram atendidas pelos serviços levados pelo Projeto Caravana da Prevenção em pouco mais de 06 meses de implantação beneficiando mais de 7.000 pessoas, garantindo assim a realização de serviços básicos essenciais à saúde da população.

Na ultima semana a comunidade do Parque Albano recebeu as ações da Caravana da Prevenção totalizando 638 atendimentos: 270 aplicações de Flúor, 145 consultas médicas com os clínicos gerais, 105 verificação de pressão arterial e glicemia, 08 vacinações, 40 atendimentos do NASF, 20 prevenções do Câncer Ginecológico e 30 coletas de exames laboratoriais.

Semanalmente o Projeto é levado em comunidades diferentes garantindo o acesso e a oferta dos serviços de saúde com equipe de profissionais de saúde sempre pronto a atender com qualidade a população.

Realização:Secretaria de Saúde